Comunicação Assertiva

Introdução

A comunicação assume importância máxima no nosso dia a dia: nas relações que estabelecemos com os outros (em contexto pessoal e profissional) e na relaçao que estabelecemos connosco próprios.

Comunicar de forma assertiva e eficiente no contexto laboral, facilita a liderança, o trabalho em equipa, contribui para um clima organizacional positivo, aumenta a produtividade e consequentemente os resultados alcançados. Também no contexto pessoal, a comunicação eficiente e assertiva melhora os relacionamentos, ajuda no desenvolvimento da tolerância, da empatia e da proximidade, alcançando resultados mais positivos e frutiferos para nós e para quem nos rodeia.

A comunicação que estabelecemos connosco próprios, assume papel fundamental nos nossos resultados: uma comunicação positiva, orientada para a solução, desenvolve uma atitude positiva e potencia os resultados; uma comunicação interna tóxica promove uma atitude negativa, bloqueadora, que nos impede de alcançar o que mais desejamos.

Comunicar assume-se como um processo natural mas, por outro lado, é um processo de contante aprendizagem. Quanto mais nos dedicamos a melhorar a comunicação que estabelecemos, mais nos aproximamos dos resultados que pretendemos alcançar.

Objectivos

  • Conhecer as valências da comunicação e a sua importância nos resultados pessoais e profissionais;
  • Desenvolver uma comunicação empática, objetiva e focada na solução;
  • Saber utilizar técnicas para alcançar a eficiência na comunicação;
  • Desenvolver estratégias de comunicação em público;
  • Implementar técnicas para gerir a ansiedade de comunicar para grupos;
  • Desenvolver um diálogo interno positivo.

O que vai aprender

  • Definir comunicação e diferenciar as suas duas valências (comunicação verbal-não verbal);
  • Comunicação Positiva, Pró-Ativa e Pragmática;
  • A Comunicação Empática: estabelecer proximidade;
  • O poder das perguntas no processo de comunicação;
  • Escuta ativa como pilar base da comunicação;
  • Falar em público ou comunicar com o público?;
  • Fases da comunicação com o Público: Preparação, Condução e Apreciação;
  • 7 Estratégias para conseguir estabelecer uma Apresentação em Público de Sucesso;
  • Gestão da ansiedade na comunicação em grupos;
  • O poder da comunicação interna: o discurso interno e o impacto nos nossos resultados.

Destinatários

  • Todas as pessoas que pretendam melhorar os seus relacionamentos, em contexto pessoal e profissional;
  • Lideranças que pretendam desenvolver técnicas para melhorar a comunicação com as suas equipas;
  • Profissionais cuja atividade exija constante comunicação com pessoas e desenvolvimento de comunicação em grupos;
  • Pessoas que pretendam desenvolver competências e ultrapassar o medo de falar em público.

Benefícios

  • Melhora o clima organizacional;
  • Potencia relacionamentos positivos;
  • Melhora a tomada de decisões;
  • Desenvolve capacidade de orientação para a solução e para os resultados;
  • Reduz possibilidade de conflitos;
  • Potencia a união das equipas;
  • Melhora a auto-confiança;
  • Aumenta a capacidade de influência positiva.

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