Liderar à Distância: Como Fazer Para Dar Certo?

Liderar à Distância: Como Fazer Para Dar Certo?

Estamos a viver uma grande mudança no ambiente profissional. O trabalho remoto, que já era uma tendência, tornou-se ainda mais comum após a chegada do novo coronavírus.

Como as autoridades de saúde recomendam que as pessoas fiquem em casa para que os casos de contaminação não aumentem, muitos líderes tiveram que mudar a sua rotina de um dia para o outro e começaram a recorrer ao teletrabalho.

Mas é possível liderar à distância? Como superar os desafios e conseguir motivar os colaboradores quando não se está por perto?

Se está preocupado com estas questões, não se preocupe. Vamos-lhe mostrar o melhor caminho a seguir, continuando assim a ter bons resultados.

Como tornar-se um bom líder à distância

Grande parte das pessoas ainda não está acostumada ao teletrabalho. No entanto, se se conseguir adaptar, a sua empresa vai colher diversos benefícios.

Pode começar, por exemplo, a investir o valor que antes era gasto com o aluguer do escritório e despesas anexas, na contratação de novos funcionários, marketing e divulgação.

Por esta razão, se se adaptar ao trabalho remoto, vai conseguir aumentar a margem de lucro da empresa. Além disso, vai ter mais tempo para si e para a sua família.

Porém, para que possa dar certo, precisa de superar inúmeras dificuldades e aprender a ser produtivo mesmo quando não está em um ambiente empresarial.

Veja as dicas que preparámos para superar essa fase e conseguir liderar os seus colaboradores onde quer que se encontre:

Inspire-se nos valores da empresa

Ao elaborar um plano de negócios, você deixou bem claro qual era a missão, visão e valores da empresa.

Pois bem, agora chegou o momento de os aplicar.

Quando tem um motivo a mais para trabalhar, que não apenas o financeiro, torna-se mais fácil ser produtivo e inspirar a sua equipa.

Quais são os valores da sua empresa? Há regras sobre a conduta dos funcionários, princípios e formas de agir em situações de crise? Sabe como deixar os seus colaboradores e clientes verdadeiramente motivados?

Os valores da sua empresa devem ser baseados na honestidade e na integridade. Deixe isso bem claro na sua página institucional e nas reuniões virtuais.

Utilize ferramentas virtuais

Já deve ter ouvido falar no Trello, não é verdade?

Esta ferramenta ajuda-o a organizar projectos, gerir processos e realizar trabalhos em equipa de modo virtual.

Além disso, dispõe ainda do Zoom, que é excelente para fazer reuniões virtuais. A plataforma oferece tantos recursos, que nem vai sentir falta de estar num escritório físico.

Esta tecnologia pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Terá assim todas as ferramentas necessárias para ajudar os seus colaboradores das várias áreas, sejam elas as da contabilidade, comunicação ou do departamento comercial.

O mundo virtual está cheio de oportunidades e ferramentas para quem deseja trabalhar com mais eficiência.

Se ainda não se adaptou à tecnologia, está mais do que na hora de o fazer.

Pratique a inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de entender as emoções humanas e não deixar que elas o controlem.

Como líder, deverá aprender a gerir os seus sentimentos e a identificar o que os outros estão a sentir.

Neste momento, deve estar a pensar: ‘’mas como vou saber como a minha equipa se sente, se não estou perto deles?’’

De um modo geral,  a comunicação através da internet já é um pouco mais fria e formal. Mesmo assim, ao analisar os resultados e ao conversar com cada um dos seus colaboradores, conseguirá identificar a forma como eles estão a lidar com as próprias emoções.

Não se esqueça de que os sentimentos interferem na produtividade. Não é possível  conseguir bons resultados, se uma pessoa estiver desmotivada.

É por isso que a inteligência emocional é uma das capacidades mais procuradas no século XXI.

O primeiro passo é conhecer-se a si mesmo. No entanto, isso não é suficiente. Terá de aplicar a inteligência emocional ao analisar o comportamento das outras pessoas.

Invista nas competências comportamentais

As competências comportamentais podem torná-lo num líder de sucesso.

Por acaso, já ouviu a seguinte frase: ‘’treine o carácter, contrate habilidade?’’

Saiba que este conceito não se aplica apenas aos seus colaboradores. A sua personalidade, inteligência emocional e capacidade de gerir pessoas, tem muito que ver com o sucesso da empresa que lidera.

A capacidade de resolver problemas complexos, comunicar de forma eficaz e saber produzir mais em menos tempo, está intimamente relacionado com a eficiência e a obtenção de resultados.

Ora ao desenvolver as competências comportamentais, vai poder aplicá-las onde e quando quiser. Ou seja, não importa se está em casa, no escritório ou em viagem, já que  vai conseguir liderar e influenciar sua equipa.

Seja um motivador de pessoas

Depois de compreender o poder da gentileza, vai transformar trabalhadores comuns em pessoas extraordinárias.

Às vezes, tudo o que o seu funcionário precisa para ser mais produtivo é um pouco de reconhecimento. Quantas vezes ele fez mais do que deveria e você acabou por não valorizar o trabalho feito?

Incentive os seus colaboradores e mostre que está à disposição sempre que eles precisarem.

Seja claro ao definir metas e prazos

Uma das principais dificuldades com que os líderes e colaboradores que trabalham em casa se deparam, é a gestão do tempo.

Quando se encontra no conforto do seu lar, a televisão, redes sociais, crianças, etc., podem dispersá-lo.

Acontece que para ter sucesso ao trabalhar de forma remota, vai ter que aprender a controlar o seu tempo. A procrastinação é a maior inimiga da sua produtividade e pode interferir na reputação da sua empresa.

O mesmo acontece com os seus colaboradores. Para evitar que adiem tarefas e se distraiam, estabeleça prazos a serem cumpridos e objectivos a serem alcançados.

Seja bem claro em relação aos prazos que a sua equipa deve cumprir.

É esta a forma de aumentar a produtividade e conseguir avaliar os colaboradores com base nos resultados atingidos.

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