Team Coaching

Introdução

O trabalho em equipa de forma harmônica e com alinhamento de objetivos costuma ser um dos maiores desafios das empresas.

Misturar diferentes personalidades, muitas vezes líderes natos com tendência centralizadora, faz com que equipas se desviem do foco. Para resolver esse tipo de situação, foi desenvolvida a metodologia do team coaching.

Talvez ainda não saiba bem como esse tipo de processo funciona, já que é algo relativamente recente. Então, a partir de agora, você vai conhecer as suas características e as vantagens de se aplicar o coaching de equipas.

Objetivos

  • Conhecer a história e o estado atual e futuro do desenvolvimento da equipa;
  • Aprender sobre a ciência do desenvolvimento e a dinâmica da equipe;
  • Aprender a diferença entre grupos e equipes de trabalho;
  • Explorar a cultura organizacional e o trabalho em equipe;
  • Examinar as competências de coaching necessárias para o trabalho em equipe;
  • Conhecer a diferença entre coaching de equipes e facilitação de equipes;
  • Compreender o papel do Coach no coaching de equipes;
  • Entender o papel do Coach no coaching do líder da equipe;
  • Saber avaliar e medir a dinâmica da equipe, a liderança da equipe e os resultados de desempenho das equipes;
  • Conhecer e usar o Sistema 5M para Eficácia de Equipe de Coaching como uma metodologia de coaching de equipe e de líder de equipa;
  • Saber avaliar e medir a dinâmica da equipe, a liderança da equipe e os resultados de desempenho das equipes.

O que vai aprender

  • Como o Coaching Executivo prepara o palco para o Coaching de Equipe;
  • A História do Coaching de Equipe;
  • Coaching de Equipe: uma disciplina em evolução para hoje e amanhã;
  • O valor do trabalho em equipe e do Coaching de Equipe;
  • Oportunidades de Coaching de Equipe;
  • Entendendo a estrutura conceitual para o Coaching de Equipe;
  • As Disciplinas e a Ciência aplicadas ao Coaching de Equipe;
  • Teorias e tradições de Coaching de Equipe;
  • Como o Coaching de Equipe difere no local de trabalho da psicologia do desporto;
  • Pré-requisitos para o Coaching de Equipe;
  • Como o Coaching de Equipe apoia o coaching de liderança;
  • A diferença entre grupos de trabalho e equipes;
  • Coaching de Grupo vs. Coaching de Equipe;
  • Definição do Coaching de Equipe e das competências de Coaching de Equipe;
  • O foco para o Coaching de Equipe;
  • As etapas do desenvolvimento da equipe;
  • Formas de categorizar ou classificar as equipes;
  • Comportamentos da equipe e modelos mentais;
  • Os elementos centrais do Coaching de Equipe;
  • Fatores críticos no Coaching eficaz de equipes;
  • Quatro maneiras que o Coaching de Equipe difere do coaching de um para um;
  • Coaching de Equipe e funções e dinâmica dos membros da equipe;
  • O papel do Coach de Equipe – 4 perspectivas;
  • Relacionamentos dentro do Coaching de Equipe – 4 perspectivas;
  • Ligação do Coaching de Equipe com o coaching individual de cada membro da equipe;
  • Adaptando a abordagem de coaching à dinâmica funcional das equipes;
  • Influências no desempenho da equipe e no aprendizado da equipe;
  • Questões no Coaching de Equipe;
  • Quatro principais participantes no Coaching de Equipe;
  • Diferenças entre líder de equipe e Coach de equipe;
  • Diferenças entre liderança de equipe e facilitação de equipe;
  • Sete temas principais que apoiam o Coaching de Equipe;
  • Fatores e equipes da cultura organizacional;
  • Coaching de equipe em uma cultura de transparência;
  • O modelo Lencioni de coesão de equipe;
  • Oito elementos do acordo de coaching;
  • Quatro características da eficácia da equipe;
  • Medindo a eficácia da equipe;
  • Quatro qualidades de metas efetivas da equipe;
  • Cinco fatores que influenciam o engajamento da equipe;
  • Competências essenciais de um líder de equipe eficaz;
  • Treinar o líder da equipe;
  • Dez fatores restritivos no Coaching de Equipe;
  • As três fases do processo de Coaching de Equipe;
  • Monitoramento e avaliação do processo de Coaching de Equipe;
  • Coaching de Equipe é coaching de desempenho;
  • Coaching de Equipe e gestão de desempenho;
  • Quatro conversas geradas pela cultura de desempenho da equipe;
  • Objetivos da equipe, avaliações, desenvolvimento, recompensas e reconhecimento da equipe;
  • Coaching focado em soluções e psicologia positiva;
  • Coaching de Equipe como coaching de desenvolvimento;
  • Exigências, armadilhas e ética no Coaching de Equipe;
  • Vinte perguntas para fazer às equipes;
  • Medidas de feedback de excelência da equipe;
  • Questionário de excelência da equipe e do líder da equipe de colaboração;
  • Questionário de Eficácia da Equipe;
  • O Sistema de Eficácia da Equipe 5M.

Destinatários

  • Gestores;
  • Diretores;
  • Coordenadores de Equipas;
  • Team Leaders;
  • Gestores de Projeto e outras Lideranças que pretendam desenvolver competências práticas na matéria de gestão de equipas, liderança e motivação.

Benefícios

  • Reforça a cultura da empresa e facilita a correspondência entre os valores dos colaboradores e os da organização;
  • Alinha os objetivos da empresa com as estratégias do negócio;
  • Simplifica o processo de tomada de decisão;
  • Traz dinamismo à empresa;
  • Melhora o ambiente de trabalho, criando contextos em que prevalecem a confiança, a comunicação e a colaboração entre as partes;
  • Minimiza a necessidade de autoridade do líder, pois a equipa é capaz de planear as suas próprias ações de forma independente;
  • Aumenta o envolvimento dos colaboradores e o sentimento de pertença.

O Team Coaching visa apoiar os membros de um grupo ou equipa para fazerem uma utilização melhor coordenada e mais orientação dos seus recursos coletivos, de modo a gerarem maior sinergia e produtividade nas suas diferentes realizações.

Certificados recebidos nesta formação:

  • Certificado Internacional de Team Coaching
  • Certificado de Membro do IBCI

 

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