Quais os benefícios que uma consultoria em gestão de negócios consegue trazer?
Cada vez mais, as empresas precisam melhorar os seus processos e contar com novas ferramentas para se manterem competitivas.
A Consultoria de negócios pode ajudar de várias formas, desde a identificação dos desafios existentes, até à utilização de ferramentas e programas informáticos de melhoria e ajustados à realidade de cada empresa, permitindo que as empresas alcancem resultados de excelência.
Como funciona a consultoria de negócios?
O processo de consultoria de negócios depende de cada empresa. No entanto, é comum que tudo comece com a identificação das dificuldades existentes, que impedem a empresa de alcançar melhores resultados.
A partir de um diagnóstico inicial, a consultoria poderá propor à gestão de topo e depois de discutida e aprovada, executar diversas melhorias. Define-se o que terá de ser melhorado, como será melhorado e quais os resultados que a empresa pretende alcançar no futuro.
O processo de execução é feito por um consultor especializado, com competências técnicas e sobretudo comportamentais específicas, em estreita colaboração com os líderes e funcionários da empresa que contrata este serviço.
Depois, existem planos de manutenção, que consiste no acompanhamento anteriormente efetuado pelo consultor na avaliação e na sua implementação, assim como se da necessidade de efectuar ou não alguns ajustes, que na maioria dos projetos acontecem.
Porque é que a sua empresa precisa de uma consultoria em gestão de negócios?
Se pretender melhorar os seus resultados, mas não sabe de que forma, a consultoria em gestão de negócios pode fazer toda a diferença.
A expressão “gestão de negócios” nunca teve tanta importância. Afinal, uma boa gestão é indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Acredite que mesmo em empresas que disponibilizam produtos ou serviços não tão bem “pensados”, podem ser transformados com o objetivo de alcançar mais lucro e tão desejado crescimento ao negócio.
Por outro lado, uma empresa que não está atenta às aos indicadores de gestão, por melhor que seja o seu produto ou serviço ou por mais clientes que tenha na sua carteira, dificilmente conseguirá manter-se no mercado e muito menos prosperar.
Qual a importância da gestão de negócios?
Em primeiro lugar precisamos compreender o que a expressão “gestão de negócios” abrange. A gestão é toda a atividade que tem como objetivo o desenvolvimento e o crescimento da empresa, usando, para isso, o esforço coletivo não apenas dos líderes e dos colaboradores, que terão sempre que estar unidos num objetivo comum, mas igualmente dos seguintes fatores:
- Motivação dos colaboradores;
- A identificação das oportunidades e ameaças;
- Compreensão dos recursos existentes e dos necessários;
- A definição de metas;
- Um plano de negócios;
- A capacidade de inovação.
Assim, se a gestão do negócio não for tratada com a devida importância, a empresa pode, por exemplo ter uma boa cartela de clientes, mas terá sempre uma enorme dificuldade para crescer e prosperar, alcançar objetivos de vendas (semanais, mensais ou anuais) mas sobretudo diversificar ou diferenciar-se da sua concorrência.
Desta forma, uma boa gestão de negócios é indispensável para qualquer projeto, como forma de planificar as próximas etapas de crescimento e de forma sustentável e consistente.
Quais os benefícios que uma consultoria em gestão de negócios consegue trazer?
Como você viu, a gestão é o pilar de qualquer companhia. Mas nem todos os empreendedores possuem esse perfil. Nas agências de comunicação isso é muito comum. Afinal, muitos proprietários vieram da publicidade, do marketing ou do design e não possuem tanta afinidade com o universo empresarial ou com as rotinas administrativas.
Nessas horas a consultoria externa é uma grande aliada. É possível contratar apenas um profissional ou uma equipe especializada, que usará todos os seus conhecimentos técnicos e experiência de anos no setor para otimizar os seus processos e alavancar os resultados.
Assim, podemos entender que o papel da consultoria em gestão de negócios é auxiliar os diretores na tomada de decisões, melhorando vários pontos como a motivação dos funcionários, o planejamento estratégico, a vida financeira, a alocação de recursos, as rotinas internas, entre outros. Vamos ver detalhadamente os benefícios desse tipo de serviço.
Visão mais ampla
Essa visão singular ajuda a renovar os conhecimentos, a ampliar a experiência e a encontrar saídas que provavelmente você sozinho não pensaria.
Esse olhar de fora também é importante para trazer uma visão mais questionadora e inovadora. Afinal, às vezes estamos tão acostumados a lidar com as situações sempre da mesma maneira que não pensamos em possibilidades diferentes ou analisamos a situação por um outro viés.
Aumento da produtividade
E segundo porque identifica quais tarefas estão tomando tempo demais dos seus times e corrige as falhas que causam atrasos. Para isso, o consultor poderá utilizar novas metodologias ou ferramentas a fim de reduzir a burocracia e o retrabalho.
Planejamento mais estratégico
O consultor auxiliará o gestor a compreender melhor o mercado e a sua própria empresa, identificando as fraquezas e oportunidades, acompanhando os investimentos realizados e ajudando na tomada de decisões para que sua agência apresente os melhores resultados com a menor exposição ao risco.
Melhora na motivação
Além disso, muitos colaboradores podem perceber nessa atitude que a empresa está interessada em resolver as falhas dos seus processos internos, uma situação que afeta diretamente o funcionário. Dessa forma, a confiança das equipes aumenta e os colaboradores passam a se sentir mais valorizados.
Visão neutra e imparcial
Ou seja, os consultores estão apenas focados em gerar resultados, independentemente das rixas ou disputas por cargos internos, trazendo uma visão mais imparcial para as decisões estratégicas.
Mais iniciativa e inovação
Economia
Como você viu, contratar uma consultoria em gestão de negócios pode modificar vários pontos importantes da sua administração, melhorando os resultados alcançados e até ampliando o rendimento das suas equipes. Mas é claro que você precisará ficar atento e sempre analisar a credibilidade dos consultores no mercado e a experiência na área de comunicação e outros pormenores.
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