Inteligência Emocional

Introdução

O Poder do “Ser” e do “Fazer” para o Sucesso da Vida e no Trabalho.

Objetivos

  • Aprender os elementos-chave das inteligências emocional e social;
  • Examinar os modelos de inteligência emocional e social;
  • Auto-avaliação e a experiência do valor da inteligência emonicional e social na vida e no trabalho;
  • Trabalhar com estudos de casos e metodologias para aumentar o conhecimento perfeito em inteligência emocional e social.

O que vai aprender

A Ciência das Emoções
  • Psicologia Positiva;
  • Teorias de Múltiplas Inteligências;
  • Inteligência Emocional vs Inteligência Cognitiva;
  • A Importância das Emoções;
  • As Emoções e o Cérebro;
  • Por que a inteligência emocional-social é importante na vida e no trabalho.
  • Inteligência Emocional – A Chave para a resiliência num mundo cada vez mais stressante.
Modelos de Inteligência Emocional – Social
  • O Modelo Baseado nas Habilidades;
  • O modelo de traço na Inteligência Emocional;
  • Modelos mistos de Inteligência Emocional.
As Quatro Dimensões Emocionais e de Inteligência Social

1. Autoconhecimento

  • Autoconscientização Emocional;
  • Auto-avaliação Precisa;
  • Autoconfiança.

2. Autogestão

  • Autocontrole;
  • Confiança;
  • Consciencialização;
  • Adaptabilidade;
  • Orientação para a realização;
  • Iniciativa.

3. Conscientização Social

  • Empatia;
  • Conscientização Organizacional;
  • Orientação para o serviço.

4. Habilidades sociais

  • Influência;
  • Liderança;
  • A importância da auto-liderança;
  • Desenvolvendo os outros;
  • Comunicar com Presença;
  • Ser um catalizador de mudança;
  • Controlar as suas próprias emoções e respostas;
  • Gestão de Conflitos;
  • Ligação e relação;
  • Trabalho em equipa e Colaboração.

Destinatários

  • Todos os profissionais que queiram otimizar a sua capacidade de lidar melhor com as emoções próprias, e dos outros, de modo a que estas possam facilitar, e não interferir, nas atividades quotidianas.
  • Esta Certificação destina-se a todos os profissionais que queiram desenvolver esta competência em contexto de desenvolvimento pessoal ou profissional.

Benefícios

Segundo Daniel Goleman, jornalista científico especializado em Inteligência Emocional (IE), os cinco pilares da (IE), são:

1 – Reconhecer as próprias emoções:

Se conhecer é muito importante! Procure analisar, com cuidado e atenção, suas emoções quando reage aos estímulos que aparecem na sua vida e ao que acontece com você.

Esse é um ponto crucial da inteligência emocional!

Desenvolver a Inteligência Emocional é um processo gradual e bem diferente de pessoa para pessoa e para que possamos adquirir essa habilidade, precisamos treinar dia a dia.

Uma boa maneira de conhecer melhor suas próprias emoções é colocar seus sentimentos em um papel, para ter a oportunidade de refletir sobre eles de maneira consciente.

2 – Saber manejar as próprias emoções:

Cem por cento (100%) das pessoas vão passar por momentos estressantes em algum momento da vida, ou se sentir ansiosas (os) por algum motivo. Aprender gerenciar as próprias emoções poderá te ajudar a direciona-las de maneira mais equilibrada conforme cada situação.

Procure evitar pensar de imediato em resultados negativos. Procure usar o otimismo e tente enxergar, de forma aberta, o lado positivo das coisas e lembre-se que cada situação possui diversas formas de se apresentar, basta você estar atenta (o) para encontra-las.

Quando se sentir sob pressão, tente manter a calma. Procure se distrair com atividades prazerosas para você e direcione a energia da ansiedade para elas!

3 – Automotivação

Parar e pensar antes de tomar qualquer decisão poderá lhe proporcionar diversos benefícios, muitas vezes evitando o conflito com pessoas próximas e até mesmo o arrependimento diante das suas atitudes.

Saber utilizar suas emoções ajudará você a alcançar seus objetivos de forma mais lúcida e assertiva!

Aprender a responder aos estímulos (externos e internos), de maneira consciente, analisando como você se sente e depois decidindo como você quer se comportar para atingir suas metas.

Quando agimos e reagimos de forma inconsciente, experimentamos gatilhos emocionais e podemos expressar nossas emoções de maneira reativa, o que pode gerar arrependimentos e desvios de nossas reais prioridades.

4 – Empatia

Aprender a se colocar no lugar do outro, a reconhecer as emoções e entender seus comportamentos, nos torna mais sensíveis e abertos.

5 – Saber se relacionar

Outro ponto chave para a Inteligência Emocional é saber ter boas relações, interagindo com as emoções dos outros. Isso nos possibilita criar um ambiente positivo a nossa volta, podendo melhorar não só a nossa qualidade de vida, mas também tocando as pessoas ao nosso redor.

Vantagens de cultivar a Inteligência Emocional

Você sabe qual o seu nível de inteligência emocional?

Podemos estar constantemente sendo observadas (os) e avaliadas (os): vivendo sob pressão o tempo todo!

Para lidar com as pressões diárias, podemos aplicar os pilares da Inteligência Emocional, para nos ajudar a colher resultados mais positivos.

Essas são principais vantagens de cultivar a Inteligência Emocional:

  • Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
  • Menos desentendimentos nos seus relacionamentos;
  • Aumento da percepção empática e afeto pelas outras pessoas;
  • Um maior equilíbrio emocional;
  • Maior clareza nas prioridades, objetivos e ações;
  • Melhora na capacidade de tomada de decisão;
  • Aperfeiçoamento na administração do tempo e produtividade;
  • Aumento do nível de comprometimento com suas tarefas cotidianas;
  • Aumento do senso de responsabilidade, melhor visão do futuro e menos atitudes vitimistas;
  • Melhora na autoestima e autoconfiança.

As nossas emoções podem influenciar diretamente as nossas decisões, relacionamentos e escolhas.

Pessoas que aprendem gerenciar a Inteligência Emocional aumentam a capacidade de pensar de forma consciente, de sentir e de tomar atitudes de forma equilibrada, sem permitir que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar sua vida!

Certificados recebidos nesta formação:

  • Certificado Internacional de Inteligência Emocional
  • Certificado de Membro do IBCI

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