Produzir é Diferente de Estar Ocupado

Produzir é Diferente de Estar Ocupado

Desde a infância que ouvimos dizer que o trabalho árduo é a solução para uma vida financeira confortável.

De facto, o esforço profissional deve ser uma característica extremamente valorizada. O acto de trabalhar arduamente para conseguir resultados e trazer melhorias para a empresa, é uma capacidade que poucas pessoas têm.

Contudo, muitas pessoas confundem o excesso de tarefas com produtividade. Com efeito, não é bem assim que as coisas funcionam.

Se  está sempre ocupado, mal tem tempo para cuidar de si e, mesmo assim, não consegue atingir resultados, então está na hora de mudar a sua estratégia.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então continue a ler.

É uma pessoa ocupada ou produtiva?

Assim que começa a trabalhar vai ver o seu e-mail, é interrompido por uma chamada e a seguir recebe uma mensagem de um cliente ou de um dos seus colaboradores pelo WhatsApp.

É assim que começa o seu dia? Se a resposta a esta pergunta for sim, então significa que está cheio de coisas para fazer.

Mas será que está a ser realmente produtivo? Pense bem:

Quando vê os e-mails, consegue identificar quais deles são urgentes e precisam de  ser respondidos o quanto antes?

Além disso, consegue tirar dúvidas e encontrar soluções para clientes que entram em contacto pelo telefone ou pelas redes sociais?

O facto de ter várias coisas para fazer, não significa que está realmente a produzir algo. Muitas vezes está apenas ocupado e não consegue atingir os resultados esperados.

Ou seja, o seu esforço está a ser desperdiçado, pois todo o seu trabalho árduo não se está a converter em satisfação profissional nem em lucro para a empresa.

Deverá tomar consciência de  que tudo o que fizer profissionalmente, terá de ser em prol de um resultado ou propósito. Se assim não for, é um desperdício de tempo.

O que é ser produtivo?

Ser produtivo é transformar os esforços em resultados. Talvez o esforço não se tenha transformado em lucro mas, ainda assim, aprendeu algo novo e vai adquirir conhecimentos que serão utilizados posteriormente.

Vivemos numa cultura que não entende que ser produtivo não tem nada a ver com trabalhar sete dias por semana e não se conseguir desligar do trabalho. Não é assim que vai conseguir ter sucesso e melhorar a reputação da sua empresa.

É certo que nem sempre poucas horas de trabalho por dia são suficientes. No entanto, deverá aprender a gerir o seu tempo, para que o seu expediente traga verdadeiros resultados e seja um profissional reconhecido pela sua eficiência.

Ser produtivo é focar-se no que realmente importa. É saber quando ignorar as redes sociais, deixar-se de conversas inúteis e aprender a estabelecer prioridades.

Não se esqueça que, é melhor, por exemplo, entregar um relatório completo com todos os detalhes, do que escrever três relatórios que ninguém vai entender.

As suas tarefas devem ser realizadas com eficiência. Há pessoas que precisam da sua capacidade de liderança e de gestão empresarial.

Ora isto significa que deverá trabalhar pensando no bem que vai fazer aos outros.

Situações que o fazem ser ocupado e não produtivo

Há diversas coisas que por mais que pareçam eficientes, na verdade, acabam por atrapalhar mais do que ajudar.

Veja o que pode estar a interferir na sua produtividade:

Excesso de reuniões

Fazer uma reunião é uma excelente forma de conversar com a sua equipa, ter ideias e encontrar soluções para resolver problemas organizacionais.

Contudo, quando são em número excessivo, interferem com a sua produtividade e com a de todos os seus colaboradores.

As pessoas começam a sentir-se ansiosas e stressadas. É por isso que as reuniões devem ser feitas com moderação. Caso contrário, vão fazer com que fique cansado só de pensar nelas.

Antes de pedir para que a sua equipa se reúna, pense se a reunião poderia ser resolvida com um e-mail. Se assim for, não há nenhuma necessidade de pedir que todos interrompam as suas actividades para conversarem sobre um determinado assunto.

Porém, caso a reunião seja realmente necessária, trate de tudo o que há a tratar. Se perceber que a sua equipa se começou a distrair e deixou de prestar atenção, significa que talvez a conversa não esteja a ser produtiva.

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo

Poderá até tentar realizar várias tarefas ao mesmo. Mas, no fim do dia, estará tão cansado que não vai conseguir produzir mais nada.

Adquira o hábito de delegar tarefas. Não é possível fazer fazer tudo sozinho. É por isso que dispõe de uma equipa de profissionais que o devem ajudar na área comercial, financeira, etc.

Organize o seu tempo e execute uma tarefa de cada vez. Vai perceber que será muito mais produtivo trabalhando desta forma..

Não saber quando deve descansar

Imagine a seguinte situação:

Está em casa num Domingo de manhã e não tem nada para fazer. Trabalhou a semana inteira, terminou as tarefas e nem acredita que vai finalmente poder descansar.

Mas está tão acostumado com o ambiente corporativo que já nem consegue relaxar. Ou seja, começa a procurar ocupar-se só para não ficar parado.

É importante entender que, em alguns momentos, é necessário desligar-se totalmente da empresa.

Vá ler um livro, ver um filme, viajar, passear com a família, etc.

Quando consegue relaxar e descansar, a sua criatividade aumenta e volta para o trabalho com muito mais energia e vigor.

É por isso que é tão importante tirar férias para relaxar.

Ver o e-mail constantemente

Guarde alguns minutos no começo e no final do dia para ver o e-mail, não constantemente..

Quando estiver a realizar outra tarefa, esqueça o seu e-mail e as redes sociais. Essas ferramentas não precisam de ser acedidas frequentemente..

A produtividade é a palavra-chave do século XXI. Com as constantes distracções que surgem no dia-a-dia, torna-se verdadeiramente difícil manter-se concentrado no trabalho.

É muito importante que encontre formas de produzir mais, tendo ao mesmo tempo a clara noção de que estar ocupado e a pensar no trabalho permanentemente, não é a melhor solução. 

Deseja Receber Conteúdos Exclusivos?

Assine já a Nossa Newsletter!

Somos uma empresa focada no desenvolvimento de competências dos nossos clientes. Trabalhamos diariamente para garantir que pessoas conheçam o seu verdadeiro potencial. aumentem as suas capacidades e se transforme na sua melhor versão, alcancem os seus objetivos e a qualidade de vida que sempre desejaram.

Social

©2020 Masterskills - Av. do Brasil, Nº1 - Piso 9, 1749-008, Lisboa/Portugal 

Desenvolvimento  Six Interfaces.