O Propósito Não se Descobre, Vive-se… Sente-se

O Propósito Não se Descobre, Vive-se… Sente-se

Antes de começar a falar sobre o assunto, gostaria de lhe pedir um favor.

Pense nas últimas vezes em que trabalhou até a tarde, cancelou o jantar com a sua família ou renunciou ao seu tempo livre no fim-de-semana.

Sabe o verdadeiro motivo pelo qual estava a trabalhar? Naturalmente que o lucro é um aspecto importante. Mas tirando a parte financeira, quais são as razões que o levam a fazer o que faz?

Se a sua empresa não tiver um propósito claro, vai ser muito difícil passar a visão, missão e valores aos colaboradores da empresa. Ou seja, eles não vão actuar em sintonia e dificilmente se sentirão comprometidos com a actividade profissional.

Se desejar saber mais sobre a experiência de viver um propósito profissional, continue a ler as linhas que se seguem.

Qual é o propósito de uma marca?

De um modo geral, é a razão pela qual a sua empresa existe. O conceito vai muito além do nicho de actuação e dos produtos oferecidos. Estamos a falar sobre o que faz a sua empresa ser melhor do ponto de vista social.

Não é possível dar uma resposta exacta a essa pergunta, pois o propósito tem de ser vivido.

Cada profissional deve ter um objectivo de vida que não seja apenas ganhar mais dinheiro. Só assim é possível trabalhar com mais eficiência, motivação e produtividade.

A procura por um objectivo vai transformá-lo num líder de sucesso.

As grandes empresas têm missões muito bem definidas, pois elas estão em busca de algo maior, que tenha impacto na sociedade e cause transformações sociais.

Talvez nunca tenha pensado nisto, mas o seu negócio faz mais pela sociedade do que poderá imaginar.

As vantagens de definir um propósito para a sua empresa

Como já referimos, não há como definir um propósito em poucos segundos. É preciso, desde logo, compreender o local em que a sua empresa se insere, bem como avaliar os traços da sua própria personalidade.

Depois disto, o propósito será definido naturalmente, pois estará a  vivê-lo na prática.

Veja os motivos pelos quais deve trabalhar com um propósito:

Crescimento da empresa

Se só trabalha por dinheiro, não tardará muito até ficar esgotado. Portanto, não vai ter energia suficiente para tornar a sua empresa num grande sucesso.

Além disso, se tiver objectivos, o lucro vem naturalmente, pois irá tomar as decisões certas.

Escolha os melhores profissionais

Por mais que um profissional tenha boas capacidades técnicas, tem de estar em sintonia com o propósito, missão e valores da sua marca.

Não adianta contratar um colaborador inteligente, se ele não actuar de forma honesta, íntegra e respeitar todos ao seu redor.

Quando trabalha em função de um objectivo, vai conseguir identificar exactamente quem são as pessoas certas para a empresa.

Qual a diferença entre propósito e missão?

O propósito refere-se à razão pela qual a empresa existe, enquanto a missão se centra nos principais objectivos organizacionais e sociais.

Ao fundar uma empresa, esta acaba por absorver os seus valores.

A missão pode mudar conforme a estratégia empresarial. Por exemplo, num dado momento, pode-se chegar à conclusão que determinada missão não se aplica mais em certas situações.

Como vivenciar o seu propósito profissional

Neste artigo, começàmos por falar sobre o propósito da sua empresa. Mas para que o consiga descobrir, é preciso, em primeiro lugar, vivenciá-lo através de si próprio.

A melhor forma de o fazer é mediante o autoconhecimento. Por trás de cada empresa, há um líder e os seus colaboradores.

Você é o líder da sua empresa. É você quem deve trazer motivação para o ambiente de trabalho, inspirando os parceiros e os colaboradores. Deste modo, vai conseguir transmitir o seu objectivo de vida à sua empresa.

Pense, por exemplo, nas empresas que trabalham de modo sustentável, sempre centradas na preservação do meio-ambiente e da vida animal.

É bem provável que antes de serem empresários, esses líderes já pensassem num mundo melhor, focado na preservação da natureza e do bem-estar dos animais, tendo-se apenas limitado a transmitir alguns desses valores para a empresa.

É exactamente isso que deverá fazer. Mas como se poderá conhecer? Ou melhor, como passar o seu modo de vida para a empresa? 

Se está com dúvidas sobre o assunto, não se preocupe, pois preparámos óptimas dicas para que consiga transmitir um pouco de si mesmo para a sua empresa. Vamos a isso?

Descubra onde acrescenta mais valor

Concentre-se nas suas qualidades e não nos seus defeitos. Todos nós temos pontos fracos, sem excepção. Empresários de sucesso, artistas famosos…cada um de nós carrega dentro de si uma certa fraqueza e imperfeição.

Mas é neste aspecto que as pessoas bem-sucedidas se destacam. Elas sabem que é assim que as coisas são e, por isso, decidem focar-se nas suas qualidades.

Existem coisas que só você sabe fazer. O seu trabalho é muito importante para a sociedade. Em algum sítio do seu bairro, cidade ou município, há alguém que procura exactamente o que só você poderá oferecer. 

Centre-se nas suas capacidades, conhecimentos e experiência. Faça o possível para se tornar mais produtivo recorrendo ao que já tem dentro de si.

Tenha paciência consigo mesmo

Não irá adquirir competências profissionais de um dia para o outro. É preciso manter a concentração, a disciplina e criar estratégias.

Tentar conseguir tudo ao mesmo tempo só lhe irá provocar ansiedade.

Procure a ajuda dos seus parceiros profissionais durante esse tempo. Para que essa fase se torne mais fácil, valorize mais os seus colaboradores. Tal como acontece consigo, cada um deles possui determinadas competências.

Ou seja, cada colaborador pode acrescentar algo à empresa.

Ao delegar tarefas e saber que há pessoas competentes a trabalhar consigo, torna-se mais fácil viver um propósito existencial e estabelecer valores que, no futuro, serão transmitidos para a empresa.

O seu trabalho como profissional é de extrema importância para todos à sua volta. Por isso, incorpore um pouco dos seus objectivos pessoais no ambiente da sua empresa.

Dessa forma, todos vão actuar de forma sincronizada, com base num único propósito e numa missão a alcançar. 

Deseja Receber Conteúdos Exclusivos?

Assine já a Nossa Newsletter!

Somos uma empresa focada no desenvolvimento de competências dos nossos clientes. Trabalhamos diariamente para garantir que pessoas conheçam o seu verdadeiro potencial. aumentem as suas capacidades e se transforme na sua melhor versão, alcancem os seus objetivos e a qualidade de vida que sempre desejaram.

Social

©2020 Masterskills - Av. do Brasil, Nº1 - Piso 9, 1749-008, Lisboa/Portugal 

Desenvolvimento  Six Interfaces.